Não é novidade que a embalagem é o contato inicial que o cliente terá com o seu produto. A partir disso, você já parou para pensar em como este recipiente será descartado?
No ramo das embalagens, devemos nos atentar a diversas questões que estão em jogo, como por exemplo, o tema ambiental. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a poluição ocasionada por plásticos duplicará até 2030 e provocará uma série de consequências drásticas para a biodiversidade. O plástico representa 85% dos resíduos que chegam ao oceano e durante seu processo de degradação, minúsculas partículas são formadas, denominadas como microplásticos, que representam uma verdadeira ameaça para a vida marinha.
Através das variadas formas de contágio (que ainda estão sendo observadas por estudiosos), como a ingestão de frutos do mar, o corpo humano fica vulnerável à contaminação e pode desenvolver doenças como diabetes. Portanto, também é um grande risco para a saúde humana.
Apesar de todos os lados negativos, a quantidade do uso de plástico ainda é extensa, muito por conta do baixo custo e por sua durabilidade. Contudo, vale a pena refletir se realmente você deseja associar a imagem do seu negócio a um material tão nocivo para o nosso ecossistema.
Pensando nisso, priorize embalagens sustentáveis para o seu negócio. O ideal é que você desenvolva seu recipiente da maneira mais funcional possível, para que seja viável reutilizá-lo. Além disso, optar pelo uso de materiais recicláveis te diferenciará dos concorrentes, trará modernidade para o retrato da sua empresa e, é claro, ajudará a reduzir o impacto ao meio ambiente. Dessa forma, é importante que possamos encontrar soluções para que este problema seja minimizado, visto que somos responsáveis por parte deste circuito de consumo excessivo do plástico.
A Paki decidiu trabalhar com materiais que não afetam a questão socioambiental, utilizando, por exemplo, o papel Kraft, que se degrada em 60 dias em um ambiente natural, enquanto o plástico leva mais de 400 anos para se decompor.
Não por acaso, a poluição causada pelo plástico se tornou uma das maiores preocupações dos últimos anos, tanto pelos órgãos especializados, quanto para parte da população mundial. A boa notícia é que a sustentabilidade se tornou uma tendência; segundo a pesquisa realizada pela Agência FIEP, 87% dos consumidores, durante a compra, estão dando preferência a empresas que adotam embalagens sustentáveis, como é o caso da Paki.
Lindo texto ❣️